top of page

Mar de Plástico

Na próxima quinta-feira, dia 22 de março, é comemorado o Dia da Água. É difícil imaginar que um planeta formado 70% por este elemento possa ter problemas com a sua falta. Isso se deve não só à escassez de água em quantidade, mas cada vez mais de água com qualidade própria para o uso. A poluição dos nossos rios, lagos e oceanos vem se tornando um caminho sem volta, caso não sejam tomadas atitudes para preservar o nosso bem mais precioso e que é de todos de direito.


Um dos grandes desafios da atualidade é a poluição dos oceanos. Nossas águas estão se tornando um mar de plástico, que vem produzindo imagens chocantes do descaso humano no mundo inteiro. São cada vez mais comuns notícias de animais mortos ao ingerir embalagens plásticas pensando ser comida, ou ainda, imagens de praias inteiras tomadas por esse tipo de lixo.


Filhote de tartaruga preso ao plástico no fundo do mar em Alagoas

Filhote de tartaruga preso ao plástico no fundo do mar em Alagoas


Mar de plástico no Caribe

Mar de Plástico entre as costas da Guatemala e de Honduras, no Caribe

A poluição plástica é um problema crescente nos oceanos e uma ameaça aos seres que neles vivem. Todos os anos, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são lançadas nos oceanos. Estima-se que até 2050 pode haver no mar mais plástico do que peixes.


A cultura do descartável, onde cada vez mais embalagens e utensílios plásticos tomam lugar no nosso dia-a-dia em nome da comodidade, fez surgir um volume cada vez maior desse tipo de lixo. Sacolas, canudinhos, garrafas, copos, pratos, talheres e tantos outros objetos usados por minutos e que descartados levam anos para se decompor.


Utensílios plásticos lançados ao mar no Caribe

Utensílios plásticos lançados ao mar no Caribe

Mergulhador registra o mar de plástico em Bali, Indonésia


O plástico está longe de ser descartável. É altamente resistente, afeta os organismos e demora séculos para se desintegrar na natureza. Quando lançado nos oceanos, é degradado em partes menores, pequenas partículas até mesmo em escala nanométrica, formando o microplástico. Esses pequenos pedaços causam danos não apenas ambientais, como também ecológicos, econômicos e de saúde.


Um estudo publicado na última semana revelou que as principais marcas de água em garrafa vendidas no mundo estão contaminadas com micropartículas de plástico. Este se junta a outro estudo publicado em setembro que revela que há microplásticos na água da torneira do mundo todo, inclusive no Brasil. Os efeitos desse material no nosso organismo ainda não são totalmente conhecidos.


Reverter essa situação é questão de cultura. Trocar a sacolinha do supermercado por sacolas retornáveis, recusar o canudinho, comprar alimentos a granel, optar por garrafas retornáveis, reutilizar as embalagens, separar o resíduo reciclável e destinar à reciclagem. Também cabe ao Poder Público promover ações de educação ambiental e desenvolver programas de coleta seletiva.


Faça a sua parte! O destino dos nossos oceanos é problema de todos e um desafio para a nossa geração.


1668000636496.jpeg

Jéssica Michalak Besen

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e sustentabilidade

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Preserve

Tem a missão de compartilhar ideais, informações e atitudes sustentáveis para um mundo mais justo, próspero e saudável, com empatia e respeito ao meio ambiente e a todos que o coabitam. 

Conheça nossos serviços de consultoria ambiental e parcerias

contato: michalak.je@gmail.com

Massaranduba, SC, Brasil

Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page