Finanças sustentáveis em tempos de crise
- Jéssica Michalak Besen
- 13 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2020
A economia é um dos pilares da sustentabilidade. Só há desenvolvimento sustentável quando há um cenário econômico viável e equilibrado. Mas como falar de equilíbrio entre meio ambiente, economia e sociedade em tempos de crise?
Mesmo em tempos como esse em que estamos vivendo, ainda há estratégias que podemos adotar para amortecer o impacto da crise econômica na nossa vida financeira. Primeiro, compartilho com vocês dicas de gastos desnecessários do dia a dia que podem ser eliminados ou substituídos em favor da saúde do nosso bolso.
1) Tarifas bancárias
Nem todos sabem, mas não somos obrigados a pagar pela manutenção de nossa conta corrente ou conta poupança, seja qual for o banco. Muitos bancos cobram todos os meses R$20, R$30 e até valores maiores como taxa de manutenção da sua conta. O que eles não te contam é que você tem direito a ter uma conta de serviços essenciais gratuita, sem custos, seja conta corrente, conta poupança ou ambas.
A conta de serviços essenciais é garantida pelo Banco Central do Brasil, instituída por meio da Resolução 3.919/2010, e dá direito à um pacote de serviços gratuitos mensais.
Todo cliente que possuir conta de depósitos à vista (conta corrente) tem direito aos seguintes serviços de forma gratuita por mês: realização de 04 saques no guichê ou caixa eletrônico; realização de 02 transferências entre contas do mesmo banco (não está inclusa na gratuidade a transferência entre bancos diferentes, por exemplo, uma transferência do Banco do Brasil para o Banco Itaú); 02 extratos impressos da movimentação dos últimos 30 dias; consultas ilimitadas pela internet; compensação de cheques ilimitada; e fornecimento de 10 folhas de cheque.
Os cliente que têm conta poupança podem realizar mensalmente de forma gratuita os seguintes serviços: realização de 02 saques no guichê ou caixa eletrônico; realização de 02 transferências para conta corrente de mesma titularidade; 02 extratos impressos da movimentação dos últimos 30 dias; e consultas ilimitadas pela internet.
Caso você exceda ao limite de saques ou transferências a que tem direito, o excedente será descontado individualmente da sua conta a cada serviço a mais realizado.
A menos que você realize muitas transferências entre diferentes bancos e essa taxa mensal compense o valor de cada uma dessas transações, este é um gasto desnecessário que no fim do ano somará uma quantia considerável do seu orçamento.
O gerente do banco falou que isso não existe? Então você precisa ver esse vídeo maravilhoso da Nathália Arcuri.
2) Anuidade do cartão de crédito
Se você ainda paga anuidade do cartão de crédito, saiba que este é um gasto totalmente desnecessário. Hoje há no mercado várias opções digitais simples e seguras de cartões de crédito com anuidade zero, é só escolher a que melhor lhe convém: Nubank, Banco Inter, Digio são só alguns cartões que conheço e faço ou já fiz uso (inclusive fora do país!).
3) Taxas de despachante para pagamento dos impostos do seu veículo e para renovação da CNH
Você faz o pagamento dos impostos de seu veículo e da renovação da CNH com despachante? Saiba que você pode fazer todo o processo sozinho, no site do Detran, sem ter que pagar nenhuma taxa adicional por isso. Muitos documentos já têm sua versão digital e você nem precisa se deslocar até o órgão para fazer a retirada da via física.
Todas as informações estão disponíveis no site do Detran e caso ainda restam dúvidas, basta entrar em contato por telefone com a unidade de atendimento mais próxima.
4) Descontos para doador de sangue
Em Santa Catarina, os doadores regulares de sangue tem direito à meia-entrada garantida pela Lei Estadual nº 14.132/2007. Os doadores de sangue e medula podem solicitar também a isenção da taxa de inscrição em concursos realizados no Estado.
5) Compras com cashback, dinheiro de volta
Você conhece o conceito cashback ou dinheiro de volta? Parece pegadinha, mas há várias opções de sites e aplicativos que permitem que você faça compras e receba parte do valor pago de volta. É o caso do Méliuz. Após seguir as instruções do site ou aplicativo e efetuar o pagamento, você recebe uma mensagem informando que sua compra está em análise e em até 120 dias você recebe uma porcentagem deste valor de volta, para resgatar diretamente na sua conta.

Photo by Micheile Henderson on Unsplash
Sempre me interessei por economia, finanças e investimentos. Depois de muitos livros, vídeos e cursos, gostaria ainda de aproveitar este espaço e compartilhar 5 princípios que aprendi e que me permitiram ficar um pouco mais tranquila em meio a mais uma crise na nossa economia:
1) Registrar todo o dinheiro que entra (ganhos) e que sai (gastos)
2) Guardar uma parte dos ganhos (primeiro pagar a si mesmo!)
3) Não depender de uma única fonte de renda (nunca deixar todos os ovos na mesma cesta!)
4) Ter uma reserva de emergência (pelo menos 06 meses de salário guardado para casos inesperados como perda do emprego, doença ou incapacidade de exercer seu trabalho)
5) Viver um degrau abaixo, sempre! (não é porque seus ganhos aumentaram que você precisa ostentar na mesma medida, ok?)
Importante destacar que caso você tenha dívidas, antes de guardar uma parte do que você ganha para realizar algum sonho ou projeto futuro (princípio 2), é fundamental que você separe esse dinheiro para quitar a dívida. Os juros fazem de suas contas atrasadas uma bola de neve e quanto antes efetuar o pagamento, menos problemas você terá no futuro.
Também é fundamental conversar sobre finanças com a família, compartilhar a situação financeira com todos e estabelecer as metas de gastos e do quanto guardar a cada mês. Inclusive com as crianças, que desde cedo deveriam ser apresentadas à educação financeira.
E ainda mais elementar: é preciso estudar! Entender o que são juros, como funcionam os investimentos, onde investir. Principalmente nós mulheres que fomos durante muitas gerações excluídas de qualquer decisão ou entendimento sobre as finanças da família.
Compartilhe essas dicas e princípios com quem você quer bem para sairmos todos mais sábios e fortalecidos de mais esse desafio.
Comments