top of page

Como fazer o descarte correto de medicamentos

Você sabe como descartar corretamente as embalagens de remédio? O que você faz com os remédios vencidos?


O gerenciamento de medicamentos em desuso, vencidos ou não, é um assunto importante e muitas vezes não recebe a atenção que merece. Muitos consumidores não sabem como destinar corretamente esse tipo de material, o que pode gerar grandes impactos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.


descarte correto de medicamentos

Imagem de jcomp por Freepik


Quais os problemas do descarte incorreto?


Há diversos estudos que apontam a presença de fármacos contaminando as águas e o solo. Essa contaminação ocorre pelo descarte indevido desse material e pela excreção de metabólitos de quem faz uso de medicamentos. Quando você toma um remédio, uma parte do princípio ativo é utilizada para o efeito terapêutico, outra parte é metabolizada pelo corpo e uma terceira parte é eliminada pela urina e pelas fezes. Esta forma de contaminação não tem como ser evitada, mas os problemas causados pelo descarte indevido sim.


As consequências desses fármacos para o meio ambiente ainda não são totalmente conhecidas, a maior preocupação se deve aos potenciais efeitos nocivos para a saúde humana, animal e de todo o ecossistema aquático.


Algumas substâncias merecem uma atenção especial, como é o caso dos antibióticos e estrogênios. Os primeiros devido ao uso comum e ao desenvolvimento de superbactérias resistentes. Um estudo global recente descobriu que as concentrações de antibióticos em alguns rios excedem os níveis “seguros” em até 300 vezes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a resistência aos antibióticos é hoje uma das maiores ameaças à saúde, à segurança alimentar e ao desenvolvimento global. Várias infecções como pneumonia, tuberculose e salmonelose estão se tornando mais difíceis de tratar à medida que os antibióticos utilizados tornam-se menos eficazes. Já os estrogênios, provenientes grande parte dos anticoncepcionais, são conhecidos disruptores endócrinos e tem potencial para afetar adversamente o sistema reprodutivo de organismos aquáticos. Esse tipo de substância está associada, por exemplo, à feminização de peixes machos em rios contaminados pelo descarte de efluentes.


Outras substâncias que merecem atenção são os antineoplásicos e imunossupressores usados em tratamento de quimioterapia, os quais são conhecidos agentes mutagênicos.


Portanto, nunca jogue medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Esses podem trazer vários efeitos adversos, inclusive doenças, aos que eventualmente tenham contato com esse tipo de substância.


Como descartar corretamente esse tipo de resíduo?


Os resíduos de medicamentos compreendem a embalagem e o medicamento propriamente dito.


Muitas pessoas não se atentam ao descarte correto da embalagem, pois a princípio esta parece ser a parte menos problemática. Ledo engano. Os remédios têm basicamente dois tipos de embalagem, primária e secundária, e cada uma precisa de uma destinação específica.


A embalagem externa, ou secundária, é aquela que não tem contato direto com o medicamento. Essa embalagem, geralmente feita de papel, assim como a bula, deve ir para a reciclagem.


Já a embalagem que fica em contato direto com o medicamento, ou primária, como blisters (cartela de comprimidos), envelopes, bisnagas, ampolas e frascos, precisa de uma destinação especial. A embalagem primária, mesmo que vazia, não é reciclável. Por estar em contato com o remédio, pode ser tóxica e contaminar o meio.


Esse tipo de embalagem deve ter a mesma destinação dos medicamentos, vencidos ou não. Classificados como perigosos, esse tipo de resíduo deve ser destinado por empresas devidamente licenciadas para este fim.


Algumas farmácias se disponibilizam a coletar esse tipo de material e dar a destinação correta. Mas isso tem um custo alto, então não são todas que oferecem esse tipo de serviço para os consumidores. Caso nenhuma farmácia do seu município ofereça o serviço de coleta, procure a Secretaria de Saúde, que saberá informar como proceder para destinar corretamente esses resíduos. Em Massaranduba você pode levar seus remédios vencidos e embalagens primárias até a farmácia da Unidade de Saúde do Centro. Eles recebem esse material e dão a destinação correta junto à empresas licenciadas que prestam o serviço ao município.

1668000636496.jpeg

Jéssica Michalak Besen

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e sustentabilidade

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Preserve

Tem a missão de compartilhar ideais, informações e atitudes sustentáveis para um mundo mais justo, próspero e saudável, com empatia e respeito ao meio ambiente e a todos que o coabitam. 

Conheça nossos serviços de consultoria ambiental e parcerias

contato: michalak.je@gmail.com

Massaranduba, SC, Brasil

Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page