top of page

Greenwashing, maquiagem verde para esconder produtos sujos

Você já ouviu falar em Greenwashing ou maquiagem verde?


O termo vem do inglês Green - verde, cor que remete à causa ambiental, e Washing - lavagem, no sentido de modificação para ocultar, 'maquiar' ou dissimular algo.


Trata-se de uma estratégia utilizada por organizações para promover seus produtos com base em características que indicam sustentabilidade e responsabilidade social, com o objetivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente correta da empresa. No entanto, na prática tais produtos não se mostram tão sustentáveis quanto parecem e agridem o meio tanto quanto qualquer outro.


Greenwashing maquiagem verde meio ambiente sustentabilidade

Apesar de o termo ser pouco familiar, a maquiagem verde vem sendo praticada há décadas por empresas com a intenção de relacionar a sua imagem à ações de defesa do meio ambiente. O que acontece, muitas vezes, é que as ações dessas empresas geram mais impactos negativos que benefícios ao meio ambiente e ao consumidor.


O Greenwashing é uma propaganda enganosa. As empresas se aproveitam do aumento da demanda por produtos e serviços ligados a sustentabilidade para obter mais lucro, convencendo o consumidor por meio de informações incertas, irrelevantes e mentirosas. Essa prática prejudica a eficiência do mercado sustentável ao passar informações enganosas para induzir as pessoas a comprarem produtos que não cumprem o que prometem.


Expressões como "ecológico", "verde", "natural", "biodegradável" e "sustentável" são cada vez mais utilizadas em campanhas publicitárias, rótulos e embalagens, acompanhadas da cor verde típica da causa ambiental. Na maioria das vezes, são frases e imagens de efeito sem nenhum tipo de comprovação.


As principais estratégias utilizadas pelas organizações na prática da maquiagem verde dos seus produtos podem ser resumidas nos chamados Sete Pecados do Greenwashing (Seven Sins of Greenwashing):


Greenwashing maquiagem verde meio ambiente sustentabilidade

Há diversos casos de Greenwashing na publicidade brasileira. Produtos de limpeza ecológicos, embalagens 100% recicladas, cosméticos naturais, produtos fabricados a partir de madeira de reflorestamento sem qualquer indicação de certificação, veículos eco-eficientes, grandes empresas com problemas ambientais históricos destacando seus feitos na área ambiental... São tantos exemplos que nos cercam no dia-a-dia que fica difícil de acreditar quando o anúncio é realmente verdadeiro.


O vídeo a seguir apresenta um caso emblemático de Greenwashing praticado por uma grande empresa automotiva em rede nacional, suspenso pelo CONAR (órgão que regula a publicidade e propaganda no Brasil) por estimular o desrespeito ao meio ambiente.



A ferramenta de combate à maquiagem verde é a informação. Uma sociedade esclarecida com relação aos impactos que os produtos que consumimos causam ao ambiente e às pessoas é a melhor arma para combatermos essas estratégias sujas que organizações vêm utilizando para se aproveitar do movimento sustentável. Desconfie de produtos que se dizem muito "verdes" e pesquise sobre as empresas que realmente atuam com base nos princípios da sustentabilidade.

Agora que você já sabe o que é Greenwashing, compartilhe essa informação para combater a prática da maquiagem verde e ajudar a divulgar o que é ser sustentável de verdade.

1668000636496.jpeg

Jéssica Michalak Besen

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e sustentabilidade

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Preserve

Tem a missão de compartilhar ideais, informações e atitudes sustentáveis para um mundo mais justo, próspero e saudável, com empatia e respeito ao meio ambiente e a todos que o coabitam. 

Conheça nossos serviços de consultoria ambiental e parcerias

contato: michalak.je@gmail.com

Massaranduba, SC, Brasil

Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page