top of page

Sustentabilidade, o que é ser sustentável?

Uma das palavras mais utilizadas atualmente quando se fala em meio ambiente, sustentabilidade tem os mais diversos significados. De forma geral, pode ser definida como a capacidade de manter-se.


A sustentabilidade é baseada em um princípio simples: tudo que precisamos para nossa sobrevivência e bem-estar depende, direta ou indiretamente, do nosso ambiente natural. Para alcançarmos a sustentabilidade é necessário que sejam criadas e mantidas condições sob as quais o homem e o meio ambiente possam existir em harmonia, de forma a dar suporte às demandas das atuais e das futuras gerações.


Muito se ouve falar também em Desenvolvimento Sustentável. O termo surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. O documento Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland, publicado pela ONU em 1987, definiu Desenvolvimento Sustentável como aquele que satisfaz as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. É o desenvolvimento ideal, que não esgota os recursos e considera a sua finitude.


O modelo de desenvolvimento sustentável prevê a integração entre a economia, a sociedade e o meio ambiente. Em outras palavras, é a consciência de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a preservação ambiental.


Desde o início das preocupações com o meio ambiente, diversas iniciativas sustentáveis tomaram forma pelo mundo. Ao contrário de alguns que insistem em declarar não ser possível desenvolver e empreender sem fazer o uso ao extremo dos recursos naturais, várias nações super desenvolvidas têm papel de destaque na preservação e conservação ambiental enquanto continuam a crescer acima daqueles que esgotam seus recursos mantendo-se na linha do subdesenvolvimento.


E o que é preciso para ser sustentável?


Ser sustentável é usar com responsabilidade os recursos naturais, que são esgotáveis. Ser sustentável é, também, não gastar mais do que se ganha. Da mesma forma, é não retirar da natureza mais do que ela pode oferecer, utilizando os recursos de modo que estes possam se restabelecer naturalmente.


Pequenas atitudes do dia-a-dia fazem toda a diferença na busca da sustentabilidade:

  • Economizar água, energia elétrica, usar menos o carro e fazer pequenos percursos a pé;

  • Reutilizar embalagens, gerar menos lixo e separar os resíduos para a reciclagem;

  • Fazer uso de produtos orgânicos, utilizar menos soluções artificiais, não desperdiçar alimentos;

  • Consumir de forma consciente, optar por recursos renováveis;

  • Recusar a sacolinha do supermercado ou o canudinho da lanchonete e ter a consciência de que todo o plástico já fabricado no mundo ainda está aí, em algum lugar, seja em uso ou descartado em aterros, lixões ou oceanos.


Ser sustentável é respeitar os limites dos nossos recursos para que nossos filhos e netos possam viver em um mundo tão rico e biodiverso quanto o nosso ou que um dia foi de nossos pais e avós.


Nas próximas publicações serão apresentadas iniciativas e novidades voltadas ao uso sustentável e à preservação dos nossos recursos, assim como os agentes que se destacam na construção de uma consciência global em prol do meio ambiente.

1668000636496.jpeg

Jéssica Michalak Besen

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e sustentabilidade

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Preserve

Tem a missão de compartilhar ideais, informações e atitudes sustentáveis para um mundo mais justo, próspero e saudável, com empatia e respeito ao meio ambiente e a todos que o coabitam. 

Conheça nossos serviços de consultoria ambiental e parcerias

contato: michalak.je@gmail.com

Massaranduba, SC, Brasil

Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page