Os 8 Rs do Consumo Consciente
- Jéssica Michalak Besen
- 17 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Natal é uma época mágica! Férias, confraternizações, presentes, viagens. É tempo de dinheiro extra, com as bonificações que caem na conta, assim como de gastos extras que acompanham as extravagâncias comuns da ocasião. Dezembro é uma porta que se abre para as tentações e delírios de consumo.
As crianças esperam o ano todo pelo super presente de Natal. Depois que crescem, continuam trabalhando e vivendo para esse momento, quando os bolsos parecem tão cheios quanto a lista de compras.
Como pensar em sustentabilidade nesse tempo de aparente abundância?
Uma forma de ser sustentável nessa época do ano é praticar o consumo consciente. A sustentabilidade não está em parar de consumir, mas em pensar e consumir melhor. Consumir com consciência é enxergar diferente, é fazer das compras um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo.
Consumo consciente é o tipo de consumo que tem a atenção direcionada aos impactos socioambientais daquilo que você está adquirindo. Produzir menos lixo, conhecer a origem e o processo de fabricação dos produtos que compramos, saber os impactos sociais e ambientais das nossas escolhas são alguns dos princípios que norteiam essa prática.
O Instituto Akatu, organização que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, apresenta a lista dos 8 Rs para nos ajudar a consumir com consciência e responsabilidade neste fim de ano:
1. REFLETIR
Repense suas atitudes de consumo. Antes de comprar qualquer coisa é preciso refletir sobre a real necessidade do que estamos consumindo e sobre o ciclo de vida desses produtos. Preciso mesmo desse produto ou serviço? Como é o processo de produção? Qual a vida útil? É durável, reaproveitável, reciclável? Quais os impactos da minha escolha no meio em que vivo?

Crédito: Acervo Wix
2. REDUZIR
Reduzir é essencial para o consumo consciente. Diminuir a geração de resíduos, desperdiçar menos e consumir apenas o necessário, são pequenas ações que contribuem com o meio ambiente e também com o seu bolso. Economizar insumos, água e energia faz uma grande diferença! Utilize menos embalagens. Será mesmo necessário tantos embrulhos, laços e fitas para embalar os presentes? Use menos o carro. Se possível, aproveite as horas mais frescas do dia para ir às compras a pé ou de bicicleta, além de economizar combustível faz bem à saúde.

Crédito: Acervo Wix
3. REUTILIZAR
Dar uma nova utilidade a objetos que seriam jogados fora, tais como embalagens de vidro para armazenar alimentos, caixas para organizar objetos, pneus para confeccionar vasos ou puffes. São muitos produtos que costumam ir para o lixo e podem se transformar em novos objetos. Faça diferente! Utilize embalagens retornáveis, ecobags, carregue seus próprios talheres, copo, caneca, guardanapo. Dê utilidade e durabilidade aos seus pertences.

Crédito: Acervo Wix
4. RECICLAR
Se não for possível reutilizar, recicle. Permita que o seu resíduo se transforme em matéria-prima para a fabricação de novos materiais. Separe os recicláveis para a coleta seletiva. Se a sua cidade não contar com esse serviço, procure por cooperativas de catadores ou locais que façam a logística reversa. Os orgânicos podem ir para a compostagem e virar adubo para a horta ou jardim. A reciclagem economiza insumos e energia, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Crédito: foto por Pawel Czerwinski via Unsplash
5. RESPEITAR
Respeite o meio ambiente e seus limites. Zelar pela saúde do ecossistema e dos indivíduos que dele fazem parte é essencial para uma vida em harmonia. Retire da natureza apenas o que for necessário. Se respeitarmos os seus limites, o meio ambiente se restabelece naturalmente. Lembre-se, a cada compra que fizemos novos recursos precisam ser explorados, a maioria dos quais são finitos. Ao mesmo tempo, mais resíduos são gerados. Respeite o próximo e as futuras gerações. Não deixe para eles um mundo mais sujo e escasso do que aquele que você encontrou.

Crédito: Freepik
6. REPARAR
Opte por materiais duráveis e que possam ser reparados. Quebrou? Estragou? Conserta. Diga não à cultura dos descartáveis. Nossos recursos são finitos e não há mais espaço para tanto lixo. Conserte suas roupas, eletrônicos, eletrodomésticos... Além de dar uma nova chance aos seus pertences, há muitos pequenos negócios que dependem dessa demanda de serviço. Se o objeto não tiver mais uso para você, conserte e doe. O "jogar fora" não existe, todo lixo vai parar em algum lugar.

Crédito: Freepik
7. RESPONSABILIZAR-SE
Seja responsável pelas suas escolhas. Assuma os impactos do seu consumo e tome as medidas necessárias para mitigá-los. Assuma o compromisso de consumir produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente e que exerçam responsabilidade social. Opte por produtos e serviços certificados, que poluam menos, e eficientes, que gastam menos energia. Seja responsável pelo local onde vive. Exija atitude dos seus representantes, crie demandas que possam melhorar as experiências de consumo no seu bairro e na sua cidade.

Crédito: Acervo Wix
8. REPASSAR
Passe adiante essas informações! Compartilhe com sua família e amigos e inspire outras pessoas a consumir com consciência. Converse, espalhe conhecimento e estimule o debate de ideias. Desafie os padrões. Dê o exemplo e seja o exemplo.

Crédito: Freepik
O mais importante do Natal não é o número de presentes que você vai encontrar debaixo da árvore, mas o quanto você estará presente nesta data para aqueles que ama. Consumir com responsabilidade é o maior ato de amor que você pode exercer para o próximo e para o planeta.
Comments