top of page

Ecoturismo: Parque Nacional de Santa Teresa, Uruguai

O ecoturismo é uma das atividades turísticas que mais vem crescendo nos últimos anos no mundo todo. Com a poluição e degradação ambiental das grandes cidades, as pessoas veem no turismo ecológico uma forma de contemplar a natureza e melhorar a qualidade de vida nos seus dias de folga.


O turismo massivo é considerado um dos grandes agressores do nosso meio ambiente. Cidades, praias e ilhas superlotadas causam o colapso dos sistemas de saneamento, geram montanhas de lixo, caos no trânsito, aumento na emissão de gases de efeito estufa e pressionam ainda mais o ambiente já fragilizado dos grandes centros turísticos.


Surge então uma nova forma de pensar e fazer turismo, mais responsável, com uma proposta de lazer aliado à contemplação e conservação da natureza. O ecoturismo busca utilizar de forma sustentável o patrimônio natural, incentivar a preservação e formar uma consciência ambiental daqueles que o praticam, por meio de experiências enriquecedoras que contribuam para a conservação dos ecossistemas. Caracteriza-se pelo contato com ambientes naturais e realização de atividades que promovam a vivência, o conhecimento e a proteção da natureza, tão necessários nos dias atuais.


O Brasil, com sua vasta biodiversidade e belezas naturais, é referência mundial em ecoturismo. São diversos parques, trilhas e paisagens que atraem milhares de visitantes todos os anos. Não muito longe daqui, no nosso vizinho Uruguai, há diversos destinos que vêm disputando a atenção dos turistas que buscam momentos de paz e maior contato com a natureza. Um desses locais que encanta pela beleza e diversidade é o Parque Nacional Santa Teresa, localizado a apenas 40 km da fronteira.


Parque Nacional Santa Teresa


O Parque Santa Teresa é um paraíso para os amantes da natureza! Seus atrativos se multiplicam: uma antiga Fortaleza, praias, diferentes caminhos e trilhas, muitas árvores e animais vivendo em harmonia com os visitantes. São 3.200 hectares que fazem de Santa Teresa um dos maiores parques do mundo criados pelo homem, uma combinação perfeita entre beleza e tranquilidade.


mapa do parque santa teresa

Mapa do Parque Santa Teresa


O ingresso ao parque é gratuito. A administração do espaço é feita pelo Exército Uruguaio, que garante a ordem e segurança do local. Para quem deseja desfrutar e vivenciar ainda mais esse ambiente especial, há uma vasta área de camping em meio a árvores e o cantar dos passarinhos, que oferece inclusive opções com acesso à água e luz. Para acampar, a permanência mínima é de três dias e as taxas variam conforme a infraestrutura do local escolhido. O parque também conta com um hostel, cabanas e casas para alugar. Há completa estrutura com banheiros e chuveiros à disposição dos visitantes e campistas, além de supermercado e restaurante.


camping santa teresa

Zona de camping com acesso à água e luz


A Fortaleza se situa na entrada do parque. Uma linda construção erguida em 1762 pelos portugueses, prevendo um novo conflito com a Espanha. Após os conflitos e a vitória dos espanhóis, permaneceu abandonada por um longo período até ser redescoberta pelo historiador Horacio Arredondo, que iniciou a reconstrução em 1928. Hoje a Fortaleza funciona como um museu, que preserva a cultura e história local. A visitação custa 40 pesos uruguaios por pessoa, também aceitam reais (R$ 6,00). Vale a pena a visita!


Fortaleza de Santa Teresa

Fortaleza de Santa Teresa

Para quem gosta de praia, são 15 km de costa, divididos em quatro playas: La Moza, das Achiras, del Barco e Grande. A mais disputada é a La Moza, frequentada por surfistas, localizada próximo às áreas de acampamento. Quem gosta de mais tranquilidade, as praias del Barco e Grande são quase desertas. Entre as praias há muitas pedras e mirantes para a observação das baleias que passam pelo local entre os meses de julho e outubro.


Playa de la Moza

Playa de La Moza


O que mais encanta em Santa Teresa é sua diversidade de fauna e flora. São cerca de 1.400 hectares ocupados por mais de 2 milhões de árvores, nativas e exóticas, que formam bosques e corredores de beleza ímpar.


O parque conta ainda com lindos jardins. O sombráculo e o invernáculo apresentam uma arquitetura singular, onde são cultivadas espécies de plantas dos 5 continentes. Entre estes há um rosedal, jardim dedicado ao cultivo de rosas de diversos tipos e cores.


Árvores e flores

palmares santa teresa

Palmares

invernaculo

Invernáculo

sombraculo

Sombráculo

rosedal santa teresa

Rosedal


Nos mais de 60 km de trilhas que cortam o parque, podem ser observados diversos animais. Periquitos são muito comuns, seu canto está em todo lugar e seus ninhos se espalham por entre as árvores. Também podem ser encontrados sabiás, pica-paus, noivinhas-de-rabo-preto, pitiguaris, caraúnas, uma infinidade de espécies voando livremente. Há inclusive um mirador de aves para observação da avifauna aquática que habita as áreas úmidas de Santa Teresa.


Periquitos voando sobre as árvores

pica-pau

Pica-pau

A Pajarera é uma atração a parte. Existe desde 1930, com o objetivo de preservar pássaros ameaçados de extinção. Junto à pajarera há o refúgio silvestre, um mini-zoológico com diversos animais soltos como pavão, coelho, capivara, veado, e outros cercados como javali, ema, macaco, além de aves em espaços cobertos como tucanos e papagaios.


Pavão


Capivara (carpincho na língua local)


O veado-catingueiro pode ser visto próximo às áreas de acampamento, andando livremente pelas trilhas. Também é possível encontrar tatus e preás cruzando as estradas que atravessam o parque.


Veado-catingueiro


O Parque Nacional Santa Teresa é um convite à paz e o sossego que a natureza nos oferece. São necessários pelo menos 3 dias para conhecer todo o espaço e desfrutar dos seus diferentes ambientes.


Para quem gosta de acampar, é o lugar perfeito para desfrutar de lindos dias de muito verde e céu azul. Para quem nunca acampou, é o local ideal para começar essa nova aventura e sentir o prazer de viver sob a sombra das árvores, ao som do vento e dos passarinhos.


Para mais informações sobre o parque, acesse: http://www.serviciodeparquesdelejercito.com.uy/.

1668000636496.jpeg

Jéssica Michalak Besen

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e sustentabilidade

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Preserve

Tem a missão de compartilhar ideais, informações e atitudes sustentáveis para um mundo mais justo, próspero e saudável, com empatia e respeito ao meio ambiente e a todos que o coabitam. 

Conheça nossos serviços de consultoria ambiental e parcerias

contato: michalak.je@gmail.com

Massaranduba, SC, Brasil

Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page