top of page

Sapiens, Uma Breve História da Humanidade

Que tal iniciar o ano com uma ótima sugestão de leitura?


Este livro sensacional de Yuval Noah Harari nos leva a uma viagem pela história da nossa espécie. Logo no início nos surpreende com um conceito diferente do que aprendemos nos livros e aulas de história: o homo sapiens não é resultado da evolução da nossa espécie.


sapiens uma breve história da humanidade resumo

Como assim?


Há 100 mil anos, pelo menos seis espécies de humanos coabitavam a Terra, hoje somos uma única espécie: o homo sapiens. O livro nos apresenta os fatos e acontecimentos que nos levaram a conquistar o planeta. Também nos faz pensar porque nossos ancestrais se reuniram para criar cidades, reinos e impérios. Como passamos a acreditar em deuses, nações e direitos humanos; a confiar no dinheiro, em livros e leis; e a ser escravizado pela burocracia, pelo consumo e pela incessante busca pela felicidade.


Provocativo, o livro desafia tudo o que pensávamos que sabíamos sobre o que significa ser humano, nossa história, nossas crenças e até mesmo nosso futuro. Uma breve história da humanidade traz nossa jornada, desde nossos tempos como um animal insignificante, nômade e que vivia em pequenos bandos, passando pela revolução cognitiva - quando começamos a pensar, acreditar em lendas e cooperar; pela revolução agrícola (a maior farsa da história! Vale a pena saber mais sobre isso) e a unificação da humanidade por meio do dinheiro, dos impérios e da religião.


E o que isso tem a ver o com meio ambiente?


Tudo! Yuval nos mostra de forma brilhante o grande salto da espécie humana até o topo da cadeia alimentar. Iniciamos nossa jornada temendo os grandes animais e nos alimentando de plantas, insetos, animais menores e carniça deixada pelos carnívoros mais fortes (parece nojento mas foi assim que nos tornamos especialistas em extrair o tutano dos ossos). Por milhões de anos os humanos ocuparam uma posição intermediária na cadeia alimentar, caçando criaturas menores e coletando o que podiam, ao passo que eram caçados por predadores maiores. Somente há 400 mil anos que as várias espécies de homens começaram a caçar animais maiores de forma regular e apenas nos últimos 100 mil anos, com a ascensão do homo sapiens, que saltamos para o topo da cadeia.


E esse salto trouxe grandes consequências. Os demais animais do topo da pirâmide evoluíram gradualmente até essa posição, ao longo de milhões de anos, o que permitiu que o ecossistema desenvolvesse formas de compensação e equilíbrio, impedindo que esses animais causassem uma grande destruição. Os leões, por exemplo, à medida que ficavam mais ferozes, a evolução fez as gazelas correrem mais rápido, as hienas cooperarem e os rinocerontes serem mais mal humorados. A humanidade ascendeu tão rápido que não houve tempo para o ecossistema promover seus ajustes. Muitas calamidades históricas, de guerras a catástrofes naturais, resultaram desse salto apressado.


Essa ascensão ao topo da cadeia teve sua consolidação há cerca de 45 mil anos, quando o homo sapiens pisou pela primeira vez na Austrália. Este foi o momento em que o homem atingiu o ponto mais alto da pirâmide e se tornou a espécie mais mortífera da história de 4 bilhões de anos de vida no planeta Terra. Yuval detalha as três grandes ondas de extinção que assolaram o planeta e as evidências que apontam a nossa espécie como o grande algoz.


O livro também relata o empobrecimento da nossa dieta e a fome trazida pelas sociedades agrícolas. E ainda traz à tona temas muito atuais como o surgimento das doenças infecciosas, resultado da domesticação dos animais, falta de higiene e aglomeração de pessoas em assentamentos.


Uma Breve História da Humanidade é leitura obrigatória para todos que têm curiosidade em saber como chegamos até aqui. Se você é curiosa ou curioso como eu, vai se surpreender a cada página.



1668000636496.jpeg

Jéssica Michalak Besen

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e sustentabilidade

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Preserve

Tem a missão de compartilhar ideais, informações e atitudes sustentáveis para um mundo mais justo, próspero e saudável, com empatia e respeito ao meio ambiente e a todos que o coabitam. 

Conheça nossos serviços de consultoria ambiental e parcerias

contato: michalak.je@gmail.com

Massaranduba, SC, Brasil

Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page